Portfólio/Planejamento

Planejamento e Discussão sobre as ações a serem tomadas durante o decorrer do Projeto.

• Sobre o que falaremos/pesquisaremos?
Propõem-se discussões contemporâneas para a sala de aula, que colaborem para a formação de opinião, fundamentada em informações de qualidade e ações de cidadania a respeito do grande volume de lixo gerado hoje por cada um de nós.Pesquisaremos formas de reaproveitamento do lixo descartado.

• O que faremos neste projeto?
Estaremos estudando formas de reaproveitamento de materiais descartados para a construção de casas, abordando conteúdos matemáticos através de objetos de aprendizagem.

•Quais os objetivos?
Objetivos Gerais:  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
• Entender com maior intensidade alguns conceitos matemáticos;
• Contextualizar a Geometria;
• Interagir de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos;
• Compreender sobre a importância em preservar o meio ambiente;
Objetivos Específicos:
• Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns
conceitos geométricos;
• Associar a geometria com objetos e situações do nosso cotidiano;
• Estudo de caso, análise de situações problemas;
• Proporcionar a compreensão da matemática e relacionar com as outras ciências
(trabalhar com a interdisciplinaridade).

• Como realizaremos este Projeto?
Realizaremos em grupo de 04 pessoas, construiremos um blog para colocar
todas as informações e a comunicação será através do MSN.


• Como poderemos dividir as atividades entre os membros dos grupos?
Cada membro pesquisará sobre os assuntos, postando suas contribuições no blog.

• Como apresentaremos o Projeto?
Construiremos um blog com os links do projeto, com e uma planta baixa de uma  casa.

• Quando realizaremos as etapas planejadas?
Realizaremos todas as atividades com horário marcado no MSN.

Quem realizará cada uma das atividades? Quem se responsabilizará pelo quê?
  Todos os integrantes do grupo deverão pesquisar e dar suas contribuições. 
 

   Eni – Criação e redação do portfólio.
   Everaldo – Coordenador do grupo e criação do blog.
  Guiomar – Pesquisa na internet
  Newton- Apoio

• Quais os recursos materiais e humanos – necessários para a perfeita realização do projeto?
Computador e internet.

EXECUÇÃO

3) Criação e desenvolvimento de um Blog, para exposição do Projeto e de um Portfólio
para exposição dos materiais desenvolvidos.
    Blog criado: http://grupopitagoras2010.blogspot.com/
    Portfólio: Este documento também disponível no blog

4) Início das pesquisas para desenvolvimento do Projeto, no Laboratório de Informática;
Pesquisas realizadas:

a) Puff construído com garrafas PET. 
b) Vídeo sobre a redução de custos - comparação de custo de uma casa de alvenaria
com uma com garrafas PET, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=65xouJgpG54
c) Site como se faz uma casa com garrafa PET, disponível em:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10029
d) Texto sobre como se constrói uma casa com paredes de garrafa PET, disponível
em: http://www.scribd.com/doc/7095803/Construcao-Garrafas-PET
e) Piscina de garrafa PET, disponível em:
 http://www.youtube.com/watch?v=X7KFTBzQtqA&feature=player_embedded
f) Vídeo embalagens de caixinhas longa vida que viram telha, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bnftAo37hjU&feature=player_embedded

5) Desenvolvimento dos temas de apoio nas aulas de Matemática e Informática, com
enfoque na exploração de softwares matemáticos e objetos de aprendizagem, e
Geografia, com enfoque em temas transversais.

Temas de apoio estudados:
Na disciplina de Matemática e Informática, foram trabalhados os seguintes conceitos:
- Semelhança de Triângulos; Ponto, Reta e Plano; através do Software Winplot,
disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/
- Sistema Cartesiano; através dos Softwares Winplot e Dead Line, disponíveis em:
http://ultradownloads.uol.com.br/download/WinPlot/
e http://www.baixaki.com.br/download/deadline.htm
- Área de Figuras Planas através do aplicativo “Construtora Rived” (Rived – ProAtiva),
disponível em: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html
E Áreas de Figuras Geométricas espaciais; através do aplicativo “Geometria do Meu
Quarto” (Fábrica Virtual – Unijui); disponível em:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/geometria_no_meu_quart
o/geometria_no_meu_quarto/Objeto/index.html
- Ampliação e Redução de Figuras e Escalas; através do aplicativo “A Matemática das
Plantas de Casas e Mapas” (Rived – Unifra), disponível em:
http://sites.unifra.br/rived/ObjetosPedagógicos/Matemática/tabid/428/language/pt-
BR/Default.aspx
- Estudo de Ângulos; através do software, disponível em:

ENSAIO
6) Criação de planta baixa da mini-casa; através do Programa Auto cad. Disponível em:
http://ultradownloads.uol.com.br/download/AutoCAD/





O Software 20-20 Design é uma das ferramentas mais avançadas que existe para elaborar
projetos com todos os detalhes e ainda apresentar a melhor qualidade de imagem. Disponível
em: http://www.baixaki.com.br/download/20-20.htm





APRESENTAÇÃO

7) Pesquisa e construção fictícia da mini-casa com produtos reciclados; disponível em:
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://farm1.static.flickr.com/165/428351891_8
df8b65233.jpg&imgrefurl=http://branca-rotelli.blogspot.com/2010/02/reciclar-e-umluxo.
html&usg=__HDk-1mjli2dHJiTte42ieHchfiA=&h=375&w=500&sz=176&hl=ptbr&
start=61&zoom=1&itbs=1&tbnid=jtptAwEXsLBTfM:&tbnh=98&tbnw=130&prev
=/images%3Fq%3Dmini%2Bcasa%2Bgarrafa%2Bpet%26start%3D60%26hl%3Dptbr%
26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1





8) Encerramento das atividades práticas, finalização do blog e portfólio, além das
discussões em sala de aula, sobre as descobertas, hipóteses, criações, dúvidas e
conclusões sobre o Projeto;
9) Apresentação dos resultados