• Sobre o que falaremos/pesquisaremos?
Propõem-se discussões contemporâneas para a sala de aula, que colaborem para a formação de opinião, fundamentada em informações de qualidade e ações de cidadania a respeito do grande volume de lixo gerado hoje por cada um de nós.Pesquisaremos formas de reaproveitamento do lixo descartado.
• O que faremos neste projeto?
Estaremos estudando formas de reaproveitamento de materiais descartados para a construção de casas, abordando conteúdos matemáticos através de objetos de aprendizagem.
•Quais os objetivos?
Objetivos Gerais: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
• Entender com maior intensidade alguns conceitos matemáticos;• Contextualizar a Geometria;
• Interagir de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos;
• Compreender sobre a importância em preservar o meio ambiente;
Objetivos Específicos:
• Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns
conceitos geométricos;
• Associar a geometria com objetos e situações do nosso cotidiano;
• Estudo de caso, análise de situações problemas;
• Proporcionar a compreensão da matemática e relacionar com as outras ciências
(trabalhar com a interdisciplinaridade).
• Como realizaremos este Projeto?
Realizaremos em grupo de 04 pessoas, construiremos um blog para colocar
todas as informações e a comunicação será através do MSN.• Como poderemos dividir as atividades entre os membros dos grupos?
Cada membro pesquisará sobre os assuntos, postando suas contribuições no blog.
• Como apresentaremos o Projeto?
Construiremos um blog com os links do projeto, com e uma planta baixa de uma casa.
• Quando realizaremos as etapas planejadas?
Realizaremos todas as atividades com horário marcado no MSN.
• Quem realizará cada uma das atividades? Quem se responsabilizará pelo quê?
Todos os integrantes do grupo deverão pesquisar e dar suas contribuições.
Eni – Criação e redação do portfólio.
Everaldo – Coordenador do grupo e criação do blog.
Guiomar – Pesquisa na internet
Newton- Apoio• Quais os recursos materiais e humanos – necessários para a perfeita realização do projeto?
Computador e internet.
EXECUÇÃO
3) Criação e desenvolvimento de um Blog, para exposição do Projeto e de um Portfólio
para exposição dos materiais desenvolvidos.
Blog criado: http://grupopitagoras2010.blogspot.com/ Portfólio: Este documento também disponível no blog
4) Início das pesquisas para desenvolvimento do Projeto, no Laboratório de Informática;
Pesquisas realizadas: a) Puff construído com garrafas PET.
b) Vídeo sobre a redução de custos - comparação de custo de uma casa de alvenaria
b) Vídeo sobre a redução de custos - comparação de custo de uma casa de alvenaria
com uma com garrafas PET, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=65xouJgpG54
c) Site como se faz uma casa com garrafa PET, disponível em:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10029
d) Texto sobre como se constrói uma casa com paredes de garrafa PET, disponível
em: http://www.scribd.com/doc/7095803/Construcao-Garrafas-PET
e) Piscina de garrafa PET, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=X7KFTBzQtqA&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=X7KFTBzQtqA&feature=player_embedded
f) Vídeo embalagens de caixinhas longa vida que viram telha, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bnftAo37hjU&feature=player_embedded
5) Desenvolvimento dos temas de apoio nas aulas de Matemática e Informática, com
enfoque na exploração de softwares matemáticos e objetos de aprendizagem, e
Geografia, com enfoque em temas transversais.
Temas de apoio estudados:
Na disciplina de Matemática e Informática, foram trabalhados os seguintes conceitos:
- Semelhança de Triângulos; Ponto, Reta e Plano; através do Software Winplot,
disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/
- Sistema Cartesiano; através dos Softwares Winplot e Dead Line, disponíveis em:
http://ultradownloads.uol.com.br/download/WinPlot/
e http://www.baixaki.com.br/download/deadline.htm
- Área de Figuras Planas através do aplicativo “Construtora Rived” (Rived – ProAtiva),
disponível em: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html
E Áreas de Figuras Geométricas espaciais; através do aplicativo “Geometria do Meu
Quarto” (Fábrica Virtual – Unijui); disponível em:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/geometria_no_meu_quart
o/geometria_no_meu_quarto/Objeto/index.html
- Ampliação e Redução de Figuras e Escalas; através do aplicativo “A Matemática das
Plantas de Casas e Mapas” (Rived – Unifra), disponível em:
http://sites.unifra.br/rived/ObjetosPedagógicos/Matemática/tabid/428/language/pt-
BR/Default.aspx
- Estudo de Ângulos; através do software, disponível em:
ENSAIO
6) Criação de planta baixa da mini-casa; através do Programa Auto cad. Disponível em:
http://ultradownloads.uol.com.br/download/AutoCAD/ O Software 20-20 Design é uma das ferramentas mais avançadas que existe para elaborar
projetos com todos os detalhes e ainda apresentar a melhor qualidade de imagem. Disponível
em: http://www.baixaki.com.br/download/20-20.htmAPRESENTAÇÃO
7) Pesquisa e construção fictícia da mini-casa com produtos reciclados; disponível em:
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://farm1.static.flickr.com/165/428351891_8
df8b65233.jpg&imgrefurl=http://branca-rotelli.blogspot.com/2010/02/reciclar-e-umluxo.
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8) Encerramento das atividades práticas, finalização do blog e portfólio, além das
discussões em sala de aula, sobre as descobertas, hipóteses, criações, dúvidas e
conclusões sobre o Projeto;
9) Apresentação dos resultados